Fifa define São Paulo como sede da abertura da Copa do Mundo de 2014, diz jornal

http://i1.r7.com/data/files/2C95/948E/2FC0/5372/012F/C107/1B14/593D/corinthians-estadio-fachada-hg-20110505.jpg
Fielzão vai receber abertura da Copa e mais cinco jogos da competição
A Fifa decidiu em reunião realizada na cidade de Zurique, na Suiça, que São Paulo vai receber a abertura da Copa do Mundo de 2014. A informação foi publicada nesta terça-feira (18) pelo jornal O Estado de S.Paulo. De acordo com a reportagem, a capital paulista saiu fortalecida do encontro entre a entidade máxima do futebol e a CBF.


O anúncio oficial da escolha de São Paulo como sede do jogo de abertura vai ser feito apenas na quinta-feira (20), quando a Fifa também deve definir o programa das partidas, quantos e quais jogos cada cidade vai receber. A capital paulista, segundo o jornal, vai sediar um número maior de jogos, além do Congresso da Fifa e o sorteio dos grupos da Copa do Mundo.


Para sinalizar apoio ao Fielzão, futuro estádio do Corinthians e representante paulista na Copa, a Fifa planeja realizar uma visita de inspeção às obras em novembro. O fortalecimento de São Paulo seria uma estratégia da entidade para, ao mesmo tempo, conseguir a construção de uma nova arena, e envolver o maior mercado consumidor brasileiro no Mundial.
Uma fonte ligada à Fifa revelou ao jornal que a entidade sempre quis dar um papel de destaque a São Paulo na composição da Copa do Mundo e que, em 2007, o então governador José Serra havia fechado um acordo para que o Morumbi recebesse a partida inaugural da competição. No entanto, uma disputa política entre o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o São Paulo, dono do estádio, acabou prejudicando o projeto.
A apresentação do projeto do Fielzão, que teve apoio do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, agradou aos dirigentes da Fifa. Por isso, a entidade deve marcar para São Paulo outras cinco partidas do Mundial. Como o estádio corintiano não ficará pronto a tempo de receber a Copa das Confederações, em julho de 2013, a cidade deve sediar o sorteio dos grupos, em dezembro do mesmo ano.O Estado de S.Paulo também informa que o Corinthians já recebeu uma cartilha da Fifa com orientações detalhadas sobre o que um estádio que recebe a abertura deve apresentar à entidade. O documento traz especificações dos mínimos detalhes exigidos pela Fifa, como posição de vasos com plantas e materiais utilizados nas louças sanitárias.                                                                                    Fonte:R7