Morre Jerry Robinson, co-criador do Coringa e do Robin :(

Foi Bob Kane – ao lado do muitas vezes esquecido Bill Finger – quem criou o Batman. Porém, foi Jerry Robinson que estabeleceu muitos dos conceitos e dos pilares do personagem. Afinal, basta dizer que o cara co-criou o Coringa e o Robin, duas peças importantes para a consolidação do Homem-Morcego. Por isso, é com tristeza que é comunicada a morte do quadrinista nesta quinta-feira. :(
Jerry Robinson
Jerry Robinson
Meu lado mais polêmico definiria agora que Robinson pode ser considerado o co-criador do Batman. Não um co-criador da forma mais conhecida, este papel foi de Finger. Porém, Robinson foi responsável pelo outro lado da moeda do herói, o Coringa, além do lado mais colorido do personagem (sem piadinhas infames!), o Robin, que representava todo aquele humanismo que Bruce Wayne não conseguia mais abraçar, mas que sempre foi importante para que não perdesse o foco. (Claro que sei que o Robin foi criado, por um lado, para que Bruce Wayne tivesse com quem conversar, já que os intermináveis balões de pensamento estavam se tornando repetitivos. Por outro, servia para trazer a criançada para mais próximas das HQs. Porém, às vezes, você acaba acertando em algo maior do que estava na sua mira…)
De qualquer forma, meu lado polêmico também não pode deixar de registrar que Kane nunca gostou muito da ideia de colocar a criação do Coringa no nome de Jerry Robinson, mas sim como algo dele próprio e de Bill Finger. Até hoje esse é um assunto bastante nebuloso.
A partir de meados dos anos 40 e a queda da venda dos quadrinhos, Robinson abandonou a DC e tentou até criar uma editora própria, sem sucesso. Já nos anos 70, o quadrinista deu grande suporte aos amigos Jerry Siegel e Joe Shuster na busca por reconhecimento – e dinheiro – pela criação do Superman. Porém, isso não impediu que ele retornasse para a DC em 2007, como consultor.
Jerry Robinson tinha 89 anos. O motivo não foi divulgado.                                                                      Fonte:Judão