O EFEITO “AVENIDA BRASIL” NA INTERNET - Parte #2


   


#AS GÍRIAS E BORDÕES
~Carminha Lispector~ é, possivelmente, a personagem mais cheia de expressões da novela. Ao longo desses mais de 100 capítulos, suas frases e conselhos foram todos imortalizados na página Conselhos da Carminha no Facebook. Atualmente, são 4 as gírias e expressões mais difundidas pela novela:
“ME SERVE, VADIA!”Usada por Nina quando começou sua vingança pra cima de Carminha e passou a fazer a vilã de empreguete. Ficou tão famosa que virou até camiseta. \o/
  • No Twitter: de acordo com o Topsy, o pico de mentions com a expressão foi no dia 24 de julho, com quase 16.000 mentions. Fora do horário da novela, a expressão é usada aproximadamente 280 vezes por dia no Twitter.
  • No Youtube: 246 resultados, a maioria são músicas funks e remixes criadas com a expressão.
  • No Google: são mais de 698 mil resultados na busca e, muito ~interessantemente~, a busca pela palavra “vadia” cresceu 158% nas últimas duas semanas, veja o gráfico.
 “ARIRANHA”
É a expressão usada pra definir a personagem Suelen, sinônimo de piriguete.
  • No Twitter: de acordo com o Topsy, o pico de tuites com a expressão rolou 19 de julho, com 163 menções.
  • No Google: de acordo com o Google Insitghts, apenas 1 mês depois do início da novela, no dia 26 de março, a busca pelo termo já havia aumentado 390% e teve dois picos de interesse, no final de maio e no final de junho. Veja o gráfico.

“É TUDO CULPA DA RITA”Usada em momentos paranóia da Carminha em relação a Nina, originou um dos maiores memes da novela.
  • No Twitter: de acordo com o Topsy, o pico de mentions no Twitter rolou dia 20 de julho, com quase 40 mil menções, quando a Rita virou culpada por todas as coisas erradas da humanidade e virou meme. Hoje em dia rola a uma média de 250 por dia e existe inclusive um perfil – @MalditaRita – com mais de 22 mil seguidores, dedicado a culpar Rita por tudo: “Twitter fora do Ar = Culpa da Rita“.
  • No Youtube: existe mais de 360 vídeos de usuários comuns usando Rita como desculpa pra tudo
  • No Facebook: Existem mais de 100 páginas/perfis/grupos/comunidades sobre o assunto, mas a página mais influente é a Culpa da Rita, que tem mais de 10 mil fãs e é responsável por criar e reunir as principais imagens que surgiram sobre o meme.
  • No Google: “culpa da rita” soma mais de 790 mil resultados…. Culpa de quem? Exatamente… SUA!

OI OI OIUm dos ~refrãos~ da música grudenta que abre a novela, “Vem dançar com tudo”, na voz de Robson Moura e Lino Krizzo. Passou a ser usada pra agrupar todo tipo de menção à novela e também a qualquer outra coisa da vida.
Todo dia na hora da novela, é a mesma coisa no Twitter: a timeline fica 
floodada lotada de tuites sobre a novela e, nos dias mais quentes, hashtags ou expressões noveleiros sobem para o topo dos trending topics Brasil. A mais famosa delas, lógico, é “Oi Oi Oi” e suas variações, que são tuitadas, em média, 4 mil vezes por dia.
 

Veja a parte #3