SANTOS E CAMPEÃO 2011

http://blogs.jovempan.uol.com.br/nilsoncesar/wp-content/files/2010/03/Santos-Futebol-Clube1.jpg

Com direito a drama no fim, Peixe conquista o bi em cima do Timão

Com um gol inédito de Arouca, que nunca havia marcado pelo Alvinegro, e outro de Neymar, numa falha de Julio Cesar, Santos chega a 19ª estadual

Foi dramático, como final normalmente é. Chuva fina, campo molhado, falhas de goleiros. Nervosismo, tensão e, finalmente, explosão. O Santos é bicampeão paulista. Um título histórico, o primeiro conquistado numa fina de fato na Vila Belmiro. E mais especial ainda para os santistas: em cima do Corinthians, o maior rival. A vitória por 2 a 1, neste domingo, na Vila Belmiro (o jogo de ida, domingo passado, no Pacaembu, havia sido 0 a 0), deu ao Peixe seu 19º título estadual e confirmou a vocação vitoriosa da nova geração de Meninos da Vila, capitaneada por Neymar.
Peixe manda no primeiro tempo
O primeiro tempo foi do Santos. Não por acaso, o time da Vila Belmiro abriu o placar aos 16 minutos, com Arouca. Ele mesmo, o volante que não marcava desde o dia 5 de novembro de 2008, quando garantiu a vitória do Fluminense sobre o Figueirenre, por 1 a 0, pelo Brasileirão. Durante a semana, o volante chegou a dizer que sonhava marcar seu primeiro gol com a camisa branca numa final de campeonato. Profecia realizada.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgwORCqfIB681gDQR3R1aMyCANd7Zr5TeNl2Sg5Jtsj7FxjC-F0ZxwbcgSw62u2NEjqcTUCvPNNdWSj-6leuJ87Mly2Y5W9E8Qudqqs2rGoFTE-oMzvPee0tgii2wRVq9tYLshFJGHgbP-Z/s320/Neimar,+jogador.jpgAntes desse gol, o Peixe já havia chegado perto aos sete minutos, num chute cruzado de Léo. O Corinthians, embora tivesse mais a bola, tinha dificuldades para criar jogadas. Liedson, isolado, saía demais da área. Jorge Henrique e Dentinho mal foram vistos em campo, presas fáceis para a ótima marcação santista. Aos 20 minutos, preocupação para o Santos. Jonathan correu para fazer uma cobertura pela direita e sentiu uma fisgada na coxa direita. Foi substituído por Pará. O nível do time da casa não caiu.
Adriano, leão de chácara da zaga da equipe praiana, não deixou Bruno César em paz. Ganhou todas as dividas e mostrou rapidez de raciocínio nas antecipações. Com isso, o Santos passou a criar muitas chances. Aos 34, Arouca acertou a trave com uma bomba de pé direito, aproveitando rebote numa cobrança de escanteio. Acuado, o Corinthians apelava para chutões em direção da área. Sem muito sucesso. Tanto que Rafael terminou o primeiro tempo sem praticar defesas difícil.
A marcação santista era eficiente também porque Alan Patrick e Zé Eduardo voltavam para batalhar a posse de bola, dando um refresco para os volantes. Neymar, mais à frente, driblava de um lado para o outro e dava passes muito bons, como o que acertou aos 39, para Alan Patrick. A bola veio por cima e o meia tentou completar de primeira. Mandou por cima do gol.
Nas arquibancadas, os torcedores do Santos empurravam o time criando um ambiente que misturava alegria e tensão. Os corintianos, em minoria, chegaram a se calar no momento do gol santista, mas passaram a cantar, empurrando o time para a virada. Era o Peixe, porém, quem estava mais perto do gol.
Aos 43, Neymar apareceu livre pela esquerda. A zaga corintiana parou pedindo impedimento. A arbitragem mandou o lance seguir. O astro santista chegou de frente para Julio Cesar e não conseguiu concluir bem. Tentou um chute no vácuo, balançou o corpo, mas o camisa 1 se manteve parado. Numa última tentativa, Neymar tentou acertar o vão entre as pernas do corintiano, mas errou o alvo. A bola bateu no adversário e saiu.
A torcida santista já gritava "é campeão", mas o jogo aindda não havia acabado. Aos 41, foi a vez de Rafael falhar. O goleiro, que estava seis gols sem sofrer gols, saiu mal e Morais aproveitou, diminuindo a vantagem santista. Não havia tempo para mais nada porém. O Alvinegro se segurou lá atrás e esperou o apito final para comemorar o título.                                                                                 por Adilson Barros, Carlos Augusto Ferrari e Julyana Travaglia do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário