O Espetacular Homem-Aranha - saiba o que esperar do reboot!

Produtores explicam a saída de Sam Raimi e porque decidiram mudar tudo

Do site Omelete
Em meio aos ensaios de escola de samba e blocos de Carnaval  preparando-se para a festa, outro mascarado fantasiado foi assunto no Rio de Janeiro neste fim de semana. A Sony Pictures trouxe para a cidade os produtores Avi Arad e Matt Tolmach, além da atriz Emma Stone, para promover o filme O Espetacular Homem-Aranha.
O evento fez parte de uma turnê mundial que exibiu o novo trailer do filme e cenas inéditas, preparando o terreno para o lançamento do filme. Afinal, o reboot da série ainda precisa ganhar apoio entre os fãs, já que muitos continuam lamentando a saída de Sam Raimi e Tobey Maguire da franquia.
O novo "Aranha" dos cinemas
Arad e Tolmach sabem disso - e aceitaram o convite do Omelete de se encontrar com os fãs na tarde de domingo para discutir suas razões para o reinício. Depois de explicarem todos os detalhes da criação desse novo capítulo, conversa de uma hora que publicaremos na íntegra em maio, os produtores revelaram que durante meses discutiram um quarto filme do Aranha com Raimi e Maguire, mas que eles e o cineasta acabaram desistindo da série, dizendo que aquele arco de histórias com o personagem estava fechado e que não tinha mais a dizer sobre ele.
Assim,Marc Webb foi contratado por sua abordagem honesta dos relacionamentos em (500) Dias Com Ela, algo que casa perfeitamente com o tom mais realista que pretendem dar à franquia a seguir. "Nossa prioridade é o Homem-Aranha e depois deste filme vamos fazer mais um, imediatamente, é nosso principal comprometimento", prometeu Arad aos omelenautas na KingCon Rio, prova de que está extremamente confiante com o material que eles estão produzindo. "90% do tempo que passamos juntos é pensando sobre Homem-Aranha", completou Tolmach. 
Arad tem todos os motivos para estar confiante. Os seis minutos de cenas a que assistimos no fim de semana mostraram um Aranha bastante diferente da primeira série. A ideia parece ser mostrar como Peter Parker já tinha em si uma alma de herói antes dos poderes: a primeira cena mostra como ele tornou-se inimigo do bully da escola, Flash Thompson: o valentão está esfregando o rosto de um garoto franzino na sua comida quando vê Peter e manda "fotografe isso, Parker!". Peter se recusa e pede que Flash solte o colega - apenas para se tornar o alvo de uma violenta surra.
A cena seguinte avança no tempo - quando Peter parece já ter poderes - e o mostra se vingando de Flash, segurando-o pelo colarinho e agindo de maneira semelhante ao bully, o que lhe rende uma visita à sala do diretor. Entra em cena o sempre sábio - e divertido - Tio Ben (Martin Sheen). "Essa sua malcriação me fez perder um dia de trabalho. O que eu lhe disse sobre poder e responsabilidade?", briga com o sobrinho no meio da escola vazia. Mas Gwen Stacy (Emma Stone) surge ao fundo. Satisfeito com a bronca, o tio decide sacanear: "ei, não é aquela menina que eu vi no seu computador? EI! Você está no computador dele!", diz com um sorriso, antes de ir embora. Segue uma sequência que parece saída de (500) Dias Com Ela, com Peter e Gwen flertando de maneira absolutamente divertida, sem dizer coisa alguma que faça sentido. Stone está incrível como Gwen Stacy... parece a versão de John Romita (o sênior) da personagem - e move-se exatamente como eu imagino que a Gwen de Romita se moveria.

Trailer - O Espetacular Homem-Aranha

O Peter Parker de Andrew Garfield parece mais sério, mas o seu Homem-Aranha é exatamente como nos quadrinhos. As cenas de ação que fecharam o clipe o mostraram descobrindo seus poderes, ágil e fazendo piadas o tempo todo. Várias das imagens não estavam finalizadas, mostrando o ator sendo arremessado pelo ar com cabos e aterrisando. As sequências finais mostraram o Doutor Curt Connors (Rhys Ifans) e sua arrogância, aproveitando-se dos conhecimentos de Peter (que aparece em inúmeras cenas como o gênio da ciência que ele é nas HQs, inclusive trabalhando em seus lançadores de teia e uniforme) para finalizar sua fórmula para fazer crescer um novo braço. Não demora para que o vilão Lagarto, resultado dessa experiência, apareça em cenas breves (e ele é exatamente como as fotos de brinquedos que andaram circulando).
Mas fazer ação decente é fácil - e nunca foi meu receio em relação a um novo filme do super-herói. O que realmente chamou atenção foram as interações entre os protagonistas e o quão interessante é o novo tom, prova de que (obviamente, se estiverem nas mãos certas) personagens consagrados são muito maiores do que os atores que os interpretam.
[ATUALIZADO, 19h30] Em um evento mundial simultâneo, transmitido em cinemas ao redor do mundo em 6 de fevereiro às 18 horas, Avi Arad, Matt Tolmach e Emma Stone (Rio de Janeiro), Rhys Ifans (Londres), Marc Webb (Los Angeles) e Andrew Garfield (Nova York) falaram sobre o filme e exibiram as cenas comentadas acima e o novo trailer, que será divulgado na madrugada de 7 de fevereiro.
Os depoimentos mais interessantes foram os do casal protagonista. A atriz que comentou que sua Gwen Stacy difere da Mary Jane dos filmes anteriores por, diferente da outra personagem, ter se apaixonado primeiro por Peter Parker e não pelo Homem-Aranha. Para Garfield, viver o super-herói é motivo de grande nervosismo, pois "todo mundo se sente um pouco Peter Parker - e ele é parte de todos, o que é uma grande responsabilidade. Hoje sou eu dentro do uniforme, ontem foi Tobey Maguire e no futuro, quem sabe, seja um cara meio-negro meio-latino", disse, cruzando os dedos e referindo-se ao novo Homem-Aranha da Marvel Comics, o jovem Miles Morales.
Como puder rever as cenas, vale também ressaltar algumas coisas que deixei passar. As perseguições da polícia ao herói serão evidenciadas no filme e, em uma cena específica, o Aranha enfrentará algumas dezenas de policiais para não ser preso. Com isso, o Capitão George Stacy (Denis Leary), pai de Gwen, pede a prisão do aventureiro mascarado. Há uma ótima cena em que Peter e o policial discutem o assunto durante um jantar de família, evento típico das histórias de Stan Lee.
O Espetacular Homem-Aranha estreia em 3 de julho. Está longe ainda...